Alfred von Beckerath
nascido em 4 de outubro de 1901 em Hagenau / França, falecido em 7 de janeiro de 1978, em Munique, foi um compositor, maestro, professor de música e cenógrafo.
Pai: Robert Carl von Beckerath (12.7.1864 - 18.8.1918)
Mãe: Julieta von Beckerath. Flinsch (7.7.1873 -13.7.1954)
Alfred von Beckerath cresceu em Frankfurt am Main. De 1920 a 1925 estudou musicologia e composição em Frankfurt am Main, Freiburg im Breisgau e em Munique na Academia de Música local. Seus professores incluíam Joseph Haas, através de quem é "grande aluno" de Max Reger. Após completar seus estudos, trabalhou como maestro em Wiesbaden e Frankfurt. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, assumiu a direção musical do "Theater der Jugend" em Munique e, em meados da década de 1950, do teatro da cidade de Ingolstadt. Em 1951, seus méritos foram homenageados com o prêmio de promoção musical da cidade de Munique. Em 1962, ele recebeu o Prêmio de Arte Schwabing.
Alfred von Beckerath foi um compositor prolífico. A sua produção composicional inclui música de câmara, obras orquestrais, cantatas, obras corais, canções, música sacra e óperas (e óperas juvenis). Eles são caracterizados por padrões de composição clássicos. Nos últimos anos de sua vida, ele encontrou um estilo moderno e intransigente. Ele também levou em conta instrumentos menos comuns na música clássica, como saltério, cítara, bandolim, acordeão e saxofone.
Alfred von Beckerath foi casado quatro vezes. Do casamento com a médica Ilse, nascida Kämper, tem uma filha (Christine, * dezembro de 1943); sua esposa Ursula, nascida Scholz, era pintora e escreveu poemas, alguns dos quais musicou. Ele também era uma pessoa criativa além da música. Ele criou vinhetas de figurinos e cenografias para o teatro em Halberstadt; ele pintou livros ilustrados para sua filha ou filhos de amigos.