Helene von Beckerath

 

nascido em 19 de fevereiro de 1872 em Krefeld, morreu em 19 de janeiro de 1946 em Frankfurt am Main, foi um pintor e escultor alemão.

 

Pai: Eduard von Beckerath (1838-1918), fabricante de artigos de seda de Krefeld
Mãe: Alwine von Beckerath, nascida Hartmann (1847-1934)

 

Helene von Beckerath era filha do fabricante de artigos de seda de Krefeld Eduard von Beckerath e sua esposa Alwine e era parente dos pintores Moritz e Willy von Beckerath. Depois de estudar pintura na Academia de Arte de Düsseldorf com Theodor Rocholl, ela foi para Paris e mudou para a escultura sem desistir completamente da pintura. Em Paris, ela foi aluna de Jean-Antoine Injalbert e trabalhou para ele em três figuras colossais para a Exposição Mundial de Paris em 1900.

 

Em 1903/04 foi representada numa exposição em Düsseldorf com o retrato de uma senhora, que chamou a atenção porque a sua expressão "forte, masculina" a diferenciava das doces naturezas-mortas de muitos dos seus colegas. A exposição de duas pinturas em 1904 no Salão da Société Nationale des Beaux-Arts em Paris deu-lhe a conhecer além da Alemanha.

 

Por ocasião de uma exposição em Amsterdã em 1912, ela recebeu uma medalha de ouro. Depois de várias estadas na Rússia entre 1911 e 1913, ela teve que desistir de sua residência em Paris no início da Primeira Guerra Mundial. Ela voltou para Krefeld, onde trabalhou principalmente como escultora. Aqui eles foram contratados em 1915 para produzir o "Iron George", uma representação de St. George como o matador de dragões, executado em madeira de carvalho, que servia como uma figura chamada prego, na qual um prego poderia ser martelado para doação às viúvas e órfãos de pais que morreram na Primeira Guerra Mundial. A figura do prego ficava originalmente em Krefeld na Ostwall, em frente ao hotel “Krefelder Hof” (até o final da Primeira Guerra Mundial); desde 1930, está em exibição no chamado salão de honra do Museu Burg Linn em Krefeld.

 

Em 1921 Helene von Beckerath mudou-se para Frankfurt am Main, onde viveu e trabalhou até sua morte em 1946. O Museu Frankfurt Städel possui algumas de suas obras.

 

Fábricas:
 

Literatura:
 

Beckerath-helene-von-der-eiserne-georg.jpg
Helene_von_Beckerath_Stillleben_mit_Spargeln.jpg